Tomar colágeno engorda?
Se você está pensando em tomar colágeno e essa dúvida passou pela sua cabeça, então esse artigo é para você. Você também irá conferir:
O que é colágeno?
Suplementar colágeno engorda?
Quando é recomendado tomar colágeno?
Qual a melhor forma de tomar colágeno?
Boa Leitura!
O colágeno é uma proteína naturalmente pelo nosso organismo e atua no bom funcionamento do nosso corpo e também quando o assunto é beleza. É uma das principais proteínas que possuímos- corresponde cerca de 30%-, exercendo um papel importante nas articulações, nos músculos, no sangue e nos tendões.
Responsável por dar estrutura, elasticidade e firmeza a nossa pele, o colágeno é fundamental para manter nossas células unidas. Neste sentido, sua ausência é percebida na flacidez e envelhecimento corporal.
Atuando também no fortalecimento dos tendões, ossos e músculos, o colágeno fornece a elasticidade e firmeza que essas áreas precisam, auxiliando assim na proteção da cartilagem das articulações e dos ossos de possíveis danos e contribuindo para a movimentação adequada do corpo.
Mas, com o passar dos anos, a produção de colágeno se reduz gradualmente e alguns hábitos que adotamos no nosso dia a dia podem (ou não) acelerar esse processo. O baixo consuma de vitamina C, por exemplo, é um desses fatores, pois essa vitamina é essencial para a síntese de colágeno.
A falta dessa substância propicia também o desenvolvimento de doenças no sistema musculoesquelético. Apesar do nome complicado, o sistema musculoesquelético é o responsável por dar forma, estabilidade e movimento ao nosso corpo, no qual integram os ossos, músculos, tendões, ligamentos,articulações, cartilagem e outros tecidos.
Osteoartrite e osteoporose são exemplos de doenças que podem surgir com quando há deficiência de colágeno. Além destes, a pele também é bastante afetada com baixos níveis de colágeno, ficando com aspecto menos firme, flácido, contribuindo para o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento e com pouca hidratação.
Por esse motivo, profissionais de saúde recomendam a suplementação de colágeno em conjunto com um trabalho de educação alimentar, que incluam alimentos ricos em vitamina A, C e lisina.
Mas suplementar colágeno engorda?
Quando se fala na reposição de colágeno deve- se considerar que a energia fornecida por esse colágeno novo é usada integralmente para a reconstrução dos novos tecidos. Isso significa que tomar colágeno não engorda, mas, apesar disso, deve-se atentar aos outros componentes presentes na composição do suplemento e fazer o uso conforme recomendação indicada.
Outra dúvida bastante comum quando se fala em colágeno são seus efeitos em relação ao emagrecimento. Os alimentos considerados “emagrecedores” são os capazes de causar o efeito termogênico, que é o processo no qual o metabolismo é acelerado, produzindo calor e estimulando a queima de calorias, auxiliando assim no emagrecimento.
A questão é que o colágeno não tem essa propriedade, ou seja, não é termogênico. No entanto, a suplementação com colágeno pode causar a sensação de saciedade e adiar a fome, o que é extremamente positivo para quem deseja perder peso.
Quando é recomendado tomar colágeno?
A partir dos 30 anos o nosso corpo deixa significativamente de perder colágeno e a suplementação pode ser iniciada. Pessoas que levam uma vida com hábitos pouco saudáveis podem fazer uso do colágeno mais cedo. Nesta lista incluem a má alimentação, tabagismo, alcoolismo e exposição solar frequente sem proteção, pois essas práticas estimulam o envelhecimento precoce e interferem na síntese natural de colágeno.
A reposição de colágeno também é recomendada quando se observar os seguintes sintomas:
Diminuição da espessura dos fios dos cabelos (frágeis), aumento da flacidez e firmeza da pele, aparecimento de rugas, linhas de expressão e estrias, quando a pele parecer opaca, fina e desidratada, redução na densidade dos ossos e sinais de enfraquecimento dos ligamentos e articulações.
Quer saber todos os benefícios do colágeno para a sua pele? Esses materiais podem ser de seu interesse:
Benefícios do colágeno para sua saúde. Conheça todos.
Colágeno. Como ele ajuda na proteção dos ossos.
Tipos de colágeno. Você conhece todos e sabe como usar?
Mas atenção, o ideal é sempre passar com uma consulta com um médico ou nutricionista, pois esses profissionais farão o melhor diagnóstico e recomendação para o seu caso, adequando tanto a suplementação quanto sua alimentação.
E pode ser prescrito para retardar o envelhecimento da pele, fortalecer as unhas e cabelos, para potencializar a fibra muscular o promover o ganho de massa magra, suprir necessidades proteicas, recuperar ou revigorar os ossos e as articulações, evitando desgaste e reduzindo dores.
Qual a melhor forma de tomar colágeno?
O colágeno pode ser ingerido por meio de alimentos ricos como ovos, ostras, carne magra, frango, peixe e por suplementação, disponível tanto em cápsulas, pó, gomas entre outras. Se optar por suplementar, o ideal é se atentar as quantidades recomendadas. Siga as orientações do médico, nutricionista ou conforme embalagem do produto
O colágeno hidrolisado pode ser tomado com água, sucos, ou durante as refeições, como preferir. Se quiser saber mais sobre este tipo de colágeno, leia nosso artigo Colágeno hidrolisado: 6 motivos para incluí-lo na dieta.
Muitas pessoas também têm dúvidas sobre qual o melhor horário para se tomar colágeno, mas a verdade é que não existe uma regra quanto à isso nem contraindicações, ou seja, ele pode ser tomado a qualquer hora do dia. O importante é fazer a escolha certa do produto, de forma que atenda o seu objetivo e claro, consumir regularmente, todos os dias.
Como você pode ver, o colágeno é uma proteína essencial para estruturar e manter o funcionamento adequado de várias partes do seu corpo e observar a ingestão em quantidades certas é garantir a melhoria da nossa saúde, beleza e bem- estar.
O colágeno pode ser obtido a partir da alimentação, mas a suplementação não pode ser descartada, principalmente se você quer uma forcinha para se tornar uma mulher mais segura, bonita e saudável, pois atua de dentro para fora. Converse com um profissional de sua confiança e adicione o colágeno à sua dieta.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para nós aqui nos comentários, será um prazer ler.
No comments yet.
Add your comment