Suplemento alimentar natural ou sintético: qual é o melhor?
Uma alimentação adequada é aquela que atende as necessidades calóricas e nutricionais de cada pessoa. Por isso, ela deve ser composta por carboidratos, proteínas, gorduras e minerais contidos em preparações alimentares saudáveis e gostosas.
Quando esses compostos não suprem a necessidade nutritiva individual, é recomendável fazer uso de suplemento sintético ou natural.
A ingestão dessas substâncias é feita com o objetivo de complementar um nutriente que a pessoa esteja precisando. Quer saber mais? Confira abaixo as diferenças entre os dois, suas principais indicações e exemplos!
As diferenças entre suplemento alimentar natural e sintético
A grande diferença entre suplementos naturais e sintéticos está no processo de fabricação. Os suplementos naturais são minimamente processados para conservar o grande teor de nutrientes e evitar a adição de conservantes químicos.
Por outro lado, as versões sintéticas são fabricadas industrialmente e, por isso, são incorporadas substâncias químicas para garantir estabilidade e maior durabilidade na vida de prateleira. Algumas substâncias químicas presentes nesses suplementos podem causar alergias alimentares e alterar o sabor e o cheiro, tornando o produto artificial.
Os casos em que são indicados
Os suplementos naturais são indicados para pessoas que apresentam carência de nutrientes ou que precisam complementar a nutrição devido o gasto energético das atividades físicas. Nesse caso, são utilizados suplementos de vitaminas, minerais e nutracêuticos.
Já os suplementos sintéticos são ideais para atletas, pois propiciam ganho de massa muscular, melhoram o condicionamento físico e facilitam a perda de peso corporal. Devem ser ingeridos antes e/ou após a atividade física, para a recuperação da força muscular e o aumento da disposição para as atividades diárias.
Os benefícios dos suplementos alimentares naturais
O uso dos suplementos alimentares naturais é mais benéfico, visto que são biocompatíveis, ou seja, se aproximam mais dos resultados observados pela versão desses compostos produzidos pelo próprio organismo.
Além disso, eles apresentam menos elementos químicos — tais como conservantes, aromatizantes, espessantes, dentre outros — que podem causar reações gastrointestinais desconfortáveis ou desencadear processos alérgicos.
As vantagens desses suplementos vão além das ações individualizadas. Isso porque, se combinados, podem potencializar os efeitos benéficos. Diante disso, um composto de licopeno — que é considerado um poderoso antioxidante — pode ser administrado juntamente aos suplementos de vitamina E para aumentar o efeito rejuvenescedor nos olhos, por exemplo.
Os tipos de suplementos naturais
Os suplementos alimentares naturais podem ser encontrados in natura ou na forma desidratada. Na primeira alternativa, podem ser consumidos os mix de oleaginosas (castanhas do Pará, amêndoas, nozes, etc.), farelos de aveia e maracujá, extrato de berinjela e tomate, entre outros.
Na forma desidratada, algumas ótimas opções são: a goji berry (que atua na queima de gordura rapidamente, confere imunidade e combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento) e o óleo de cártamo (que ajuda a eliminar a gordura abdominal, aumenta a massa magra e inibe o centro da fome, favorecendo a redução do peso).
Os tipos de suplementos sintéticos
Há diversas opções de suplementos sintéticos. Algumas das principais e mais populares da atualidade são:
Whey protein
O whey protein é conhecido como uma proteína de absorção rápida que é encontrado em uma grande variedade no mercado. Cada indivíduo precisa de um tipo desse suplemento, já que a escolha depende do horário em que será consumido, a possibilidade de ingeri-lo com um carboidrato e a necessidade nutricional e calórica específica da pessoa.
De forma geral, recomenda-se o consumo de whey protein isolado, que se destaca por ser mais puro, não conter carboidratos e gorduras — características que permitem misturá-lo com carboidratos de alto ou baixo índice glicêmico.
O seu consumo pode ser feito com aveia, batata-doce e, para o pós-treino, vai bem com mel, água de coco ou banana.
BCAA
Os Branched Chain Amino Acid (BCAAs) são definidos como uma suplementação composta por aminoácidos, isoleucina, leucina e valina, que fazem parte das nossas proteínas musculares.
O produto é metabolizado nos músculos, não se concentra no fígado e fornece energia para a prática de atividades físicas prolongadas. Como os BCAAs são os aminoácidos mais exigidos durante um treino, o uso do suplemento garante mais força, além de melhorar a proteção e recuperação dos músculos.
Disponível em forma de cápsulas e pó, é necessário tomar o BCAA na dosagem certa, para aproveitar seus benefícios. O momento da ingestão depende do tipo de atividade praticada pela pessoa. Se você vai fazer musculação ou exercícios aeróbicos de alta performance, o consumo não é indicado em dias que não há treino.
Tanto a quantidade do suplemento quanto a hora certa de ingeri-lo devem ser prescritas por um médico especializado ou nutricionista.
Creatina
Definida como um aminoácido, a creatina está presente no organismo humano e nos alimentos de origem animal. Suplementos com creatina são recomendados para quem pratica atividades físicas intensas regularmente, uma vez que fornece energia para o cumprimento do treino.
Também encontrada nas versões em pó e cápsula, a creatina só deve ser consumida a partir da orientação de um médico ou especialista. Geralmente, a recomendação é que se consuma de dois a três gramas por dia.
Vale lembrar que depois de 90 dias de uso contínuo, recomenda-se dar um intervalo de um mês. Desse modo, evita-se que o seu organismo pare de produzir a substância de maneira natural.
Glutamina
A glutamina é um aminoácido abundante na composição do sangue, e na forma de suplemento tem a função de poupar o tecido muscular. Basicamente, o produto age na recriação das vilosidades intestinais que vamos perdendo com o avanço da idade, com as toxinas do dia a dia e com a má alimentação.
Ingerir essa suplementação contribui para com o aumento da superfície de contato entre os nutrientes e a parede intestinal, otimizando a absorção e reforçando a sua imunidade.
A substância é voltada para aqueles que treinam intensamente e várias vezes por semana, combinando atividades anaeróbicas e aeróbicas. Isso devido ao fato de o estresse gerado pela prática das atividades físicas debilitarem o sistema imunológico, deixando o organismo propenso ao aparecimento de doenças.
Trata-se de um suplemento importante para quando os seus níveis estão abaixo do exigido para que o corpo funcione normalmente, o que ocorre depois do treino. Deve-se consumir dois gramas até 50 minutos após se exercitar.
A escolha pelo suplemento sintético ou natural se baseia nas propriedades que cada um oferece. Porém, a opção natural apresenta menos substâncias químicas e maior aproveitamento dos nutrientes. A escolha dessa substância associada à atividade física e redução do estresse garantem uma pele bonita e vida saudável.
E você, precisa complementar a sua alimentação? Conheça as melhores opções de suplementos alimentares naturais!
No comments yet.
Add your comment