Refeição pré-treino. A importância de comer antes de se exercitar.
Refeição pré-treino. Para manter um estilo de vida saudável existem dois fatores principais: alimentação e atividades físicas. Independentemente do objetivo — perder gordura, ganhar massa, melhorar a performance —, ele só será atingido se nos alimentarmos corretamente.
Essa premissa é ainda mais verdadeira se considerarmos a refeição pré-treino, que influencia diretamente na prática do exercício. Confira o post que preparamos e saiba mais!
A refeição pré-treino fornece energia
Quem se exercita em jejum corre risco de ficar hipoglicêmico (sem açúcar). A refeição pré-treino visa fornecer energia ao organismo para que ele consiga treinar. Se você não comer pode ficar sem açúcar no sangue e, consequentemente, sem forças. Os sintomas são tonturas, tremores, dores de cabeça e fadiga durante a atividade.
Além disso, treinar em jejum dá apenas a ilusão de perda de peso, pois não se perde gordura, mas massa magra. Isso ocorre porque o corpo precisa buscar uma fonte de energia, e acaba utilizando a musculatura.
Os alimentos ideais
Antes de tudo, saiba que não existe uma regra. São muitas as variantes, como duração e intensidade do treino e as características particulares do organismo. Ou seja, para cada pessoa há uma recomendação. No entanto, algumas dicas são aplicáveis quase sempre.
Como a ideia é ganhar energia, priorize carboidratos de baixo índice glicêmico. Podem ser pães integrais, cereais ou a famosa batata-doce. Eles têm a digestão lenta, liberando o açúcar aos poucos e mantendo a energia constante.
Também inclua proteínas, pois ajudam a desenvolver a massa muscular e evita que o corpo use o músculo como fonte de energia. Podem ser ovos, carnes magras, frango ou derivados de leite (neste caso, opte pelos lights).
Pré-treino para corridas
Quando o treino for longo, coma carboidratos integrais e proteínas derivadas do leite. O cálcio mantém a densidade óssea e evita lesões. Você pode incluir beterrabas, pois reduzem a energia consumida durante o exercício permitindo que você corra mais rápido e por mais tempo. Faça a refeição pré-treino uma hora antes do exercício.
Se sua corrida for curta, como um treino de tiro, escolha os carboidratos de rápida absorção, como pão branco ou tapioca. Eles devem ser consumidos meia hora antes do treino. Inclua um laticínio na refeição e pronto!
Prepare-se para lutar
Se você é adepto das artes marciais, saiba que seu pré-treino deve ser feito com uma hora de antecedência. Neste caso, escolha carboidratos como pães integrais, chia, linhaça ou aveia. A refeição também deve incluir uma fonte de proteína magra, como atum em água ou frango.
Alimentação para os dançarinos
O prato vai seguir a mesma linha, com carboidrato e proteína. A atenção precisa ser concentrada no tipo de dança. Se for algo que mexa muito o tronco, alimente-se com uma hora de antecedência. Quando há menos movimentos, como no bolero, faça sua refeição meia hora antes da aula.
Refeição pré-treino de musculação
Escolha o carboidrato de acordo com o intervalo da refeição e o exercício. Se for comer pouco tempo antes do treino, opte pelos brancos ou por uma fruta. Caso contrário, escolha aqueles com baixo índice glicêmico. Assim você evita que o corpo armazene açúcar em forma de gordura.
O que comer antes do pilates
Por focar no fortalecimento muscular, é importante comer carboidratos. A banana é uma boa opção, pois é rica em açúcares e evita câimbras. Se a atividade for feita depois de uma das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), espere 1h30 antes de começar.
Os alimentos a serem evitados antes do treino
Assim como existem alimentos ideais para o pré-treino, existem aqueles que você deve evitar. As fibras fermentam e podem causar desconfortos gastrointestinais durante os exercícios, enquanto alimentos ricos em gordura são de difícil digestão e prejudicam a atividade.
Comidas muito açucaradas também precisam ficar fora do prato, pois podem causar hipoglicemia de rebote. Ou seja, o corpo recebe muita energia em um intervalo curto e pouco tempo depois ela é perdida.
Viu como não é difícil se preparar para os exercícios? Agora que você já sabe a importância da refeição pré-treino, nunca mais deixe de fazê-la.
Assine nossa newsletter e fique por dentro e fique por dentro das novidades para uma vida saudável!
No comments yet.
Add your comment