Termogênicos. O que são e quais são os benefícios e efeitos colaterais?
Termogênicos, muitas pessoas procuram maneiras de perder peso e eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis mais rapidamente. Como promovem a queima de gorduras com mais facilidade, os termogênicos podem te ajudar a alcançar o peso ideal. Isso acontece porque eles atuam no processo de digestão, aumentando o gasto calórico e acelerando o metabolismo.
Mas, para conseguir esses benefícios, é preciso entender o que são termogênicos e como eles auxiliam no processo de emagrecimento. Vamos lá?
O que são os termogênicos?
Os termogênicos também são conhecidos como queimadores de gordura, pois aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, fazendo com que o organismo queime mais calorias e provoque o processo de emagrecimento.
A perda de peso ocorre quando praticamos alguma atividade física que leva o organismo à aceleração do metabolismo e também quando ingerimos alimentos que contenham substâncias termogênicas, pois durante o processo de digestão as mesmas vão exigir do organismo um gasto maior de energia.
A ingestão de termogênicos pode ocorrer de duas maneiras:
- Pelo consumo de suplementos, em forma de cápsulas ou comprimidos industrializados.
- De forma natural, podendo ser encontrados em alimentos e bebidas como gengibre, pimenta, canela, chá verde, café, entre outros.
Os termogênicos podem oferecer outros benefícios além do emagrecimento. Confira!
Quais são os benefícios do consumo de termogênicos?
Com a aceleração do metabolismo, os termogênicos têm como principal benefício a queima de gordura, proporcionando outras vantagens, além do emagrecimento, como:
- redução do apetite – fornecendo a sensação de saciedade por mais tempo;
- favorecimento do metabolismo – auxiliando o corpo na produção de energia mais rapidamente;
- maior disposição – proporcionando mais energia, principalmente na prática de atividades físicas;
- definição de músculos – estimulando a perda de gordura.
Os termogênicos são uma boa opção para quem deseja perder peso mais rapidamente, entretanto, eles podem causar alguns efeitos colaterais indesejáveis, como os citados a seguir.
E quais são os efeitos colaterais?
O consumo de termogênicos, sejam eles na forma de suplementos ou de alimentos naturais, se não for acompanhado por um especialista e se sua ingestão for exagerada, pode causar efeitos colaterais, como:
- insônia – por ser um estimulante;
- dor de cabeça – por causar a diminuição dos vasos sanguíneos (vasoconstrição);
- alterações de humor – por ter ação estimulante no sistema nervoso;
- enjoo – por irritar a mucosa do estômago;
- tremores – pela grande quantidade de neurotransmissores liberados;
- arritmia cardíaca – por fazer com que o coração precise trabalhar mais.
Há, ainda, restrições de sustâncias termogênicas para crianças, gestantes e idosos, além de contraindicações para pessoas com fatores de risco, como doenças cardiovasculares, pressão arterial, diabetes, entre outras. Portanto, o indicado é consultar um especialista antes de começar a consumir termogênicos.
Os termogênicos ajudam a emagrecer, mas não espere milagres, pois para que se consiga alcançar bons resultados é necessário um conjunto de fatores, como uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e atividades físicas, tudo isso sempre orientado por bons profissionais.
Agora que você já sabe o que são termogênicos e conhece seus benefícios e seus efeitos colaterais, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre esse e outros assuntos!
No comments yet.
Add your comment