Dietas para emagrecer: 6 mitos e verdades que você encontra na web
Encontrar uma dieta que traga resultados positivos e comprovados cientificamente não é tarefa fácil. Diante das centenas de opções encontradas na web, que prometem uma perda de peso milagrosa, saiba que é preciso tomar cuidado para não cair em ciladas.
Como a sua saúde deve ser prioridade, selecionamos três dietas para emagrecer que são confiáveis e três que não passam de mitos.
Quer ficar bem informado e buscar o que realmente vai ajudar você a atingir as metas de emagrecimento? Então continue lendo este post!
Dietas que são mitos
1. Da Lua
Até hoje não foi comprovado cientificamente que as fases da lua têm ligação com o potencial de perder peso nem mesmo com a retenção de líquido. Além disso, a dieta é complexa para ser seguida, o que pode prejudicar o entendimento de muitas pessoas.
Também peca ao oferecer um cardápio com pouco carboidrato, proteínas e gorduras saudáveis, alimentos essenciais ao corpo humano.
2. Dos pontos
Ao transformar a alimentação em uma espécie de contabilidade, essa dieta acaba afastando muita gente de praticá-la. Fora isso, causa um certo estresse nas pessoas em relação aos alimentos, o que traz ansiedade.
Como emagrecer é um fator hormonal com impacto metabólico, a quantidade de comida ingerida tem menos relevância se comparada à qualidade do que é consumido, contrariando a proposta da dieta dos pontos.
3. Das gorduras do bem
Quando os alimentos ricos nas chamadas gorduras do bem, como amêndoa, castanha, abacate, entre outros, são consumidos em excesso podem ter um efeito inverso.
Eles costumam fazer com que você engorde mais pelo fato de serem extremamente calóricos. Por isso, busque sempre uma orientação profissional e mantenha o equilíbrio na dieta escolhida. Tenha cuidado!
Dietas que funcionam de verdade
1. Ortomolecular
Este tipo de dieta exige uma consulta com um especialista da área nutricional ou médica para fazer um profundo diagnóstico do paciente por meio de exames de sangue, de urina, entre outros, a fim de saber o que há em excesso e deficiência no seu corpo.
Após essa análise, serão elaborados cardápios para equilibrar os nutrientes, o que dá um caráter totalmente individualizado às restrições alimentares.
Geralmente, corta-se o leite de vaca, carnes vermelhas com excesso de gordura, manteiga, produtos industrializados, álcool e adoçantes no caso de quem não é diabético.
Essa individualização é um ponto positivo, pois cada pessoa tem demandas diferenciadas na perda de peso. E o foco em alimentos naturais também é importante, sem falar no acompanhamento profissional.
Acesse nosso eBook e conheça os 10 Benefícios do colágeno para as mulheres
2. Do tipo sanguíneo
Aceleração do ritmo do metabolismo, menos retenção de líquido, combate às gorduras localizadas são algumas das promessas dessa dieta. O lado que deve ser levado em conta é a diversidade dos cardápios, de acordo com os tipos sanguíneos.
Como a dieta é restritiva em relação a muitos alimentos que engordam, como refinados e processados, traz resultados positivos quando seguida à risca.
Mesmo assim, não há uma comprovação científica sobre a relação do tipo sanguíneo com a perda de peso. O que vale é a reeducação alimentar, já que os cardápios propostos são saudáveis e com aprovação de especialistas.
3. Detox
Com os devidos cuidados, ingerir sucos desintoxicantes e ricos em vitaminas ajuda a equilibrar o metabolismo.
Entretanto, dietas detox são radicais e exigem restrições muitas vezes difíceis de serem cumpridas. É importante você buscar um acompanhamento profissional para não maltratar a sua saúde.
O ponto positivo é a reeducação alimentar por meio da substituição dos produtos industrializados pelos naturais. Com a perda rápida de peso, é preciso ter muita força de vontade para manter o novo estilo de vida. Caso contrário, toda a conquista pode ir por água abaixo e na mesma velocidade em que veio.
Dietas para emagrecer
Como jamais cessará a oferta de dietas das mais variadas possíveis, o mais importante é que você sempre busque informações confiáveis para tomar as melhores decisões.
Faça pesquisas, converse com profissionais e pessoas que já experimentaram determinado método e não acredite em fórmulas mirabolantes. Afinal, a desinformação pode trazer graves prejuízos e até mesmo efeitos irreversíveis para sua saúde!
Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecer mais sobre as dietas!
No comments yet.
Add your comment