Deficiência de colágeno: o que é e como combater?
O colágeno é uma proteína responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade para a pele. Ela é produzida naturalmente pelo organismo humano, sendo importante para manter as células firmes e unidas. A deficiência de colágeno pode desencadear problemas não só na pele, mas também na integridade dos músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Também conhecida como colagenose, a falta de colágeno é definida como um grupo de doenças autoimunes e inflamatórias que impactam o tecido conjuntivo do corpo, que é formado por fibras, como o próprio colágeno, e tem a função de preencher os espaços entre os órgãos, dar sustentação e auxiliar na defesa do organismo.
A partir dos 30 anos de idade é possível notar a deficiência de colágeno, que fica visível por meio da perda da elasticidade da pele, desenvolvimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso, é muito importante repor esse nutriente.
Quer se prevenir? Confira, abaixo, quais são os sintomas dessa patologia e como combatê-la!
Quais são os principais sintomas?
Fadiga
A fadiga excessiva e permanente é o primeiro sinal da ausência de colágeno no corpo. Essa deficiência é derivada de uma dieta pobre em proteínas e calorias, o que faz com que o organismo não tenha energia suficiente para a realização de atividades rotineiras.
Fraqueza de cabelo e pele
O seu cabelo está fraco e quebra com facilidade? As proteínas cumprem o papel de manter os seus fios saudáveis e em fase de crescimento. Se isso está ocorrendo, provavelmente, você está consumindo pouco colágeno.
O cabelo e os folículos que os sustentam são feitos de proteínas e a falta dessas moléculas o enfraquece. O mesmo acontece com as unhas e pele, que necessitam desse nutriente para se regenerarem. Quando ele está em níveis baixos, a tendência é que as unhas quebrem, a pele fique enrugada, fina e perca a elasticidade.
Perda de massa muscular
A insuficiência de colágeno causa redução da massa muscular, impedindo-nos de praticar exercícios físicos. Em casos avançados, a pessoa pode sofrer fortes cãibras. O sintoma se manifesta, principalmente, em idosos, que estão mais suscetíveis à perda de massa dos músculos.
As proteínas que consumimos são ricas em aminoácidos e atuam na preservação da massa muscular. O principal deles é o aminoácido leucina, comumente encontrado em alimentos de origem animal, como carne bovina, peixe, ovos e laticínios, e em grãos, como a soja, em nozes e sementes.
Dificuldades na digestão
Uma alimentação desequilibrada também está relacionada a problemas digestivos, como os gases e constipação. Para termos uma boa digestão, os aminoácidos são essenciais e os seus níveis são proporcionais à quantidade de proteínas que ingerimos.
Desenvolvimento de doenças
O sistema imunológico fica debilitado sem colágeno, uma vez que os anticorpos são estruturas formadas por essa substância e outras proteínas. Assim, se elas estão faltando, o organismo fica sujeito ao desenvolvimento de doenças, como infecções e resfriados.
Como combater a deficiência de colágeno?
Além do acompanhamento médico, para tratar a deficiência de colágeno é preciso fazer a reposição dessa proteína. O nutriente pode ser encontrado na gelatina, em alimentos de origem animal, em grãos, como a soja e quinoa.
Para potencializar o tratamento, você também pode investir em colágeno em pó, que é encontrado em diversas versões, que vão desde sem sabor até com sabores de diferentes frutas, e pode ser facilmente consumido com água ou demais bebidas.
Após ler este artigo você identificou que tem deficiência de colágeno e precisa de reposição? Deseja saber mais sobre as opções disponíveis? Então conheça as melhores opções para você acessando o nosso link e tenha uma vida mais saudável!
No comments yet.
Add your comment