Atenção: conheça as doenças de pele mais comuns
A pele é o maior órgão do corpo humano e suas principais funções são proteger o corpo contra vírus e bactérias, além de regular a temperatura. Contudo, tanta responsabilidade faz com que esse órgão sofra irritação e/ou inflamação. As doenças de pele mais comuns costumam variar em intensidade e tamanho.
Elas podem ser simples, resolvidas apenas com uma pomada ou remédio ou, até mesmo, perigosas, comprometendo a saúde do corpo como um todo. Logo, é essencial conhecer quais são as mais frequentes e como tratá-las.
Neste post, vamos mostrar quais são as doenças de pele mais comuns e como você pode evitá-las. Confira!
Melasma
O melasma é caracterizado por manchas escuras na pele, que podem aparecer nos braços, rosto e colo, principalmente em mulheres entre 20 e 50 anos. As manchas são benignas e não provocam nenhum problema à saúde, mas podem se tornar incômodas.
As suas principais causas são o uso constante de determinados medicamentos e anticoncepcionais, exposição solar sem proteção, predisposição genética e fatores hormonais. O tratamento inclui o uso de protetor solar e cremes clareadores à base de hidroquinona.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é caracterizada por uma inflamação crônica que afeta os locais com glândulas sebáceas. Ela provoca descamação do couro cabeludo, pele, sobrancelha e barba, além de causar manchas avermelhadas e coceira. A doença pode piorar com estresse, banhos quentes, alimentos gordurosos e tempo frio.
A dermatite é uma condição crônica e não existe cura, entretanto, alguns cuidados podem controlar os sintomas. Entre eles, estão o uso de xampu anticaspa e cremes e loções com corticoides.
Alopecia areata
Esta doença provoca a queda de cabelos ou pelos em áreas ovais e arredondadas do couro cabeludo e nas demais partes do corpo. Outras doenças também estão associadas à alopecia, como distúrbios da tireoide e vitiligo.
A sua causa não é muito bem conhecida, mas sabe-se que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, provocando a perda dos fios de forma brusca. O tratamento inclui minoxidil tópico e injeções de cortisona. O principal meio de prevenção é a diminuição do estresse.
Disidrose
A disidrose é uma inflamação na derme que causa um acúmulo de líquido, provocando pequenas bolhas. Ao serem estouradas, deixam a pele com um aspecto escamoso e mais espesso do que o habitual. As regiões mais afetadas são as solas dos pés e as palmas das mãos.
A tendência hereditária é a grande causa da doença. Além disso, mudanças bruscas de temperatura e contato com metais, como níquel, cobalto e cromo também estimulam as crises.
Para preveni-la, controlar o estresse é fundamental. As crises podem desaparecer entre uma e três semanas e medicação tópica ajuda a amenizar os sintomas.
Outros problemas costumam surgir devido ao estresse, a bactérias e ao sol. A psoríase e acne, por exemplo, podem ser provocadas por estresse. Já o furúnculo e a foliculite são causadas por bactérias e, as queimaduras e o câncer de pele, pelo sol. Assim, é essencial procurar um médico para indicar o melhor tratamento para as doenças de pele mais comuns.
Gostou deste conteúdo? Então, confira nossos colágenos especiais e aumente a elasticidade da sua pele!
No comments yet.
Add your comment