Flexibilidade corporal. 7 dicas para ter uma vida mais saudável.
Você procura ter mais qualidade de vida no seu dia a dia? Sabia que a flexibilidade corporal pode ser uma aliada do seu bem-estar? Hoje, o que se entende por flexibilidade é a capacidade do corpo de se movimentar, por meio de diversos movimentos, sem sentir dores ou desconfortos. É a habilidade de caminhar, correr, e de levantar os braços para alcançar um objeto, por exemplo.
Existem diversos fatores que influenciam a flexibilidade de uma pessoa. Entre eles, configurações ósseas e musculares, disposições genéticas e idade. A boa notícia é que é possível sim, melhorar essa habilidade. É só implementar algumas mudanças nos seus hábitos. Confira nossas dicas:
1. Mude sua rotina
Passar muito tempo em uma mesma posição (sentada, por exemplo, durante o período de trabalho) pode prejudicar a sua flexibilidade corporal. Se puder, levante-se durante alguns minutos ao longo do dia, faça um alongamento rápido ou uma pequena caminhada. Movimente ombros, pernas e pescoço.
2. Aqueça as principais articulações
O aquecimento é uma prática importante para manter as articulações aquecidas e com maior propensão à flexibilidade. Ombro, pescoço, quadril, joelho e tornozelos devem ser movimentados com regularidade. Na hora do alongamento, lembre-se de sempre manter um nível de desconforto, mas nunca de dor.
3. Aproveite os pequenos movimentos do dia a dia
Perceba em que momentos você pode melhorar a flexibilidade natural do seu corpo. Ao amarrar os tênis ou os sapatos, por exemplo, evite se ajoelhar e mantenha seus joelhos o mais estendidos possível. O mesmo vale para fechar o sutiã. Procure utilizar toda a amplitude dos movimentos dos ombros e braços.
4. Use a respiração a seu favor
Ao realizar algum tipo de alongamento, utilize a respiração a seu favor. Na hora da expiração, o corpo tende a ficar mais relaxado, facilitando a expansão do movimento. Quanto maior o nível de relaxamento, maior a flexibilidade alcançada.
5. Pratique atividades com foco na flexibilidade corporal
Yoga, pilates e aulas de alongamento ajudam seu corpo a se manter flexível. Geralmente, esse tipos de exercícios tem foco específico no desenvolvimento dessa habilidade. Se você também pratica outros tipos de esporte, como musculação, por exemplo, lembre-se de alongar o corpo antes e depois da atividade física.
6. Tenha persistência
A flexibilidade corporal é uma habilidade que exige tempo e disciplina. Respeite os limites do seu corpo. Se não conseguir realizar algum movimento hoje, persista até onde conseguir. Se puder, mantenha-se na posição de alongamento por, pelo menos, três minutos, e repita no dia seguinte.
7. Relaxe a mente
O corpo é uma “máquina” que trabalha de forma integrada: as áreas mental e física se relacionam e influenciam diretamente. Por isso, muitas das tensões físicas podem ser resultado de tensões mentais. Procure relaxar a mente, tenha sempre um momento de descontração durante o dia e valorize sua saúde mental. Isso também ajuda a manter o corpo e a beleza em dia!
A flexibilidade corporal pode ser melhorada com pequenas mudanças na sua rotina. Estimular suas articulações para que elas permaneçam saudáveis é uma ótima maneira de melhorar sua qualidade de vida e trazer mais bem-estar para o dia a dia!
Quer manter a saúde das articulações? Conheça o Artrovita Sabor Original!
No comments yet.
Add your comment