TPM. Veja 5 dicas de como vencer as dores desse período.
As mulheres sabem desde cedo que é normal ter que lidar com a menstruação e os seus sintomas todos os meses. E como eles podem ser um pouco desagradáveis, vencer a TPM é uma tarefa que requer alguns cuidados.
Já que sabemos que ela estará de volta em alguns dias, é melhor encará-la com naturalidade e adotar algumas táticas que podem amenizar seus efeitos negativos. Assim, podemos evitar o descontrole da situação e garantir maior tranquilidade no período.
Se você também passa por algumas alterações na TPM, não deixe de ler o post a seguir para conhecer 5 dicas para vencê-la.
1. Fazer exercícios físicos para vencer a TPM
Pode parecer a última coisa que você vai querer fazer, mas ainda assim é importante espantar a preguiça e manter a rotina de exercícios físicos. O objetivo é aumentar a produção de endorfina, que diminui a tensão e a ansiedade acumuladas.
Portanto, não deixe que dores de cabeça ou cólicas a façam entregar os pontos. Uma boa opção é fazer uma atividade física prazerosa para que o esforço não seja tão grande. A dança, por exemplo, é capaz de trabalhar o corpo e ainda ajudar a mandar o estresse embora.
2. Ficar de olho na alimentação
Manter uma dieta equilibrada, com foco na nutrição e não apenas na satisfação da fome, é uma boa estratégia para vencer a TPM.
A saúde da mulher depende de nutrientes que atuem em determinadas áreas do organismo cumprindo funções como prevenir o envelhecimento precoce, estimular a produção do leite materno ou mesmo aliviar os sintomas da TPM.
Entre os alimentos recomendados estão os ricos em cálcio, vitamina D, magnésio e ferro. Já os alimentos integrais ajudam a controlar a glicemia no sangue, reduzindo a vontade constante de comer que é típica da TPM.
Outra dica para evitar o inchaço é evitar o excesso de açúcar e álcool, mas manter o corpo bem hidratado ingerindo líquidos constantemente. Nesse caso, é melhor optar por água ou chá.
3. Permitir-se alguns prazeres
A maioria das mulheres prefere manter a dieta em dia, preocupadas com a beleza e a saúde. E cuidar de si mesma e manter a autoestima é realmente muito importante – tanto para o lado estético como para a saúde.
Mas de vez em quando vale abrir algumas exceções, não é? Se a TPM estiver apertando, não faz mal permitir-se comer seu doce favorito. O chocolate pode ser um bom aliado porque aumenta o nível de serotonina, responsável pela regulação do humor. Mas nada de exagerar, ok?
É indicado também reservar um tempo para si mesma. Encontrar-se com pessoas queridas, sair para se divertir, assistir um filme ou ficar o dia todo lendo um bom livro. O que importa é garantir o bem-estar e agradar a si mesma.
4. Investir em suplementos naturais
Tudo o que ingerimos reflete no funcionamento do nosso organismo. Por isso, os suplementos naturais são muito utilizados para suprir necessidades do corpo de maneira saudável.
Logo, é interessante pesquisar substâncias que podem ser vantajosas nessa fase pré-menstrual. Um bom exemplo são os óleos ricos em GLA (ácido gama linolênico), um tipo de ácido graxo não produzido pelo corpo.
Esses óleos são capazes de contribuir para o alívio dos sintomas da TPM e da menopausa por conta da ação anti-inflamatória. Esses ácidos graxos podem ser encontrados, por exemplo, em suplementos com óleos de prímula e borragem, ótimos para vencer a TPM.
5. Procurar ajuda
Se nada resolver seu caso, é possível que algo esteja fora de controle. Dores, cansaço, sensibilidade e alterações de humor são alguns dos sintomas mais recorrentes, mas para tudo há um limite.
Às vezes, o que falta é o acompanhamento mais próximo de um profissional especializado, como um ginecologista. Por falta de informação, ficamos sofrendo sem necessidade e uma alteração de medicamento pode fazer toda a diferença.
Se os tempos forem de muita angústia e indecisão, vale também procurar um psicólogo. Ou ainda um bom nutricionista pode fazer mudanças na dieta que terão resultados surpreendentes sobre sua saúde.
Gostou de conhecer algumas dicas para vencer a TPM? Se você tem alguma outra dica bacana para acrescentar, deixe seu comentário e compartilhe conosco!
No comments yet.
Add your comment