fbpx

Por que minhas unhas não crescem? Saiba aqui os motivos!

Aí você se pergunta: minhas unhas não crescem – o que eu faço? Elas são fracas, quebram com facilidade e, por mais que tente, você não consegue fazer com que elas fiquem fortes e bonitas?

Pois saiba que, assim como existem vários tipos de pele, existem também diversos tipos de unha. Isso significa que você precisa primeiramente identificar qual é o tipo da sua e só depois buscar o cuidado mais correto e adequado para o seu caso.

Além disso, algumas práticas e atividades da sua rotina também podem estar interferindo e prejudicando o crescimento e o fortalecimento das suas unhas. Neste post, vamos falar sobre os principais motivos atrapalham o processo de crescimento e dar dicas para que elas fiquem bonitas e saudáveis. Confira!

Por que minhas unhas não crescem?

Muitas mulheres têm dificuldades em deixar as unhas compridas e isso pode estar associado a  hábitos do dia a dia. Confira, a seguir, os principais motivos que podem retardar e até mesmo impedir que as suas unhas cheguem ao comprimento ideal.

Levar as unhas à boca

O simples ato de levar as unhas à boca pode ser um dos fatores de fragilização das unhas. Isso porque elas entram em contato com a saliva que, por ser ácida e úmida, acaba amolecendo-as, quebrando-as e prejudicando-as.

Além disso, morder ou roer as unhas também podem trazer sérios problemas. Isso porque existe a transferência de bactérias da boca para as mãos e vice-versa, o que pode trazer riscos não só para as unhas mas também para a pessoa. Para evitar esses problemas, lixe-as  frequentemente. Com o tempo, elas voltarão a crescer.

Não ter a alimentação adequada

A unha é um bom espelho de como vai a saúde do organismo. Se começarem a aparecer manchas ou alguma coloração diferente nelas, isso pode ser um sinal emitido pelo corpo. E o motivo, geralmente, é a alimentação inadequada: se o organismo está carente de nutrientes importantes, como proteínas e vitaminas, as unhas e os cabelos são os primeiros prejudicados.

Quando as unhas não crescem, a deficiência de vitamina A, zinco, ferro e proteína costuma ser a explicação. Então, cuidado com dietas malucas, feitas sem orientação e sem suplementação adequada.

Usar esmalte em excesso

Pintar as unhas com frequência e deixar o esmalte por muito tempo também podem ocasionar enfraquecimento das unhas e colaborar para que se tornem quebradiças. Por isso, procure sempre mantê-las no estado natural por um período — ao menos um dia antes de esmaltá-las novamente.

Além disso, alguns esmaltes podem atrapalhar o crescimento correto. Isso acontece por causa do formaldeído, um ingrediente que pode prejudicar a superfície da unha. Assim, escolha sempre esmaltes de qualidade e, de preferência, sem essa substância prejudicial.

Optar por acetona no lugar de removedor

Outra inimiga das unhas compridas: a acetona. Ela contém alta concentração de substâncias que podem ser nocivas, e, se usada em excesso, pode levar ao ressecamento e à desidratação das unhas.

Portanto, quando precisar remover o esmalte, dê preferência ao uso de removedores menos agressivos, que contenham óleos hidratantes e glicerina em sua fórmula.

Remover as cutículas

Muita gente desconhece, mas a cutícula é indispensável para a saúde das unhas por um simples motivo: elas têm a importante função de ser a barreira protetora que impede a entrada de fungos e bactérias no nosso organismo.

Se você costuma tirar a cutícula, consegue perceber aquele espaço livre que fica entre a unha e a pele? Essa lacuna pode parecer inofensiva, mas tende a provocar vários problemas de saúde, ainda mais se você não puder ou não tiver o hábito de lavar as mãos com frequência.

Lavar a louça e fazer faxina sem luvas

Se você costuma manusear produtos de limpeza com frequência e sem proteção — seja na faxina da casa ou lavando louça, por exemplo —, saiba que também verá efeitos negativos nas suas mãos. A explicação é que os componentes químicos desses produtos, quando em contato direto com as mãos, colaboram para o enfraquecimento e fragilidade das unhas.

Portanto, regra de ouro: não se esqueça nunca de usar luvas de borracha para se proteger durante qualquer limpeza que for fazer em casa. E mais: se quiser fortalecer as unhas, logo após manusear os produtos químicos, aplique cnum óleo para fortalecimento das unhas, aplicando com um algodão.

Deixar as unhas desidratadas

As unhas, assim como o nosso corpo, precisam de hidratação profunda para evitar que se quebrem, ressequem ou demorem mais tempo para crescer. O uso de removedores de esmalte em excesso, a lavagem excessiva das mãos e o clima seco são as principais causas da desidratação.

Por isso, hidrate as mãos e as unhas com cremes adequados, utilize protetor solar durante a exposição ao sol e use luvas quando o clima estiver muito frio.

O que fazer para que as unhas cresçam?

Para que as unhas cresçam mais rápido é preciso ter alguns cuidados essenciais que as deixarão saudáveis e fortalecidas. Confira, a seguir, as principais dicas.

Cuide (muito bem) da alimentação

Aumentar a ingestão de certos alimentos pode fazer com que as unhas cresçam mais rápido e mais fortes, já que elas precisam de proteínas, queratina, ferro, cálcio e magnésio, elementos que auxiliam bastante no fortalecimento.

Além disso, as unhas precisam de vitaminas. Quando o nosso corpo está deficiente nesses nutrientes, a unha é a primeira a sofrer. Assim, caso você faça uma dieta com restrição nutritiva, as unhas podem ficar mais quebradiças e enfraquecidas.

Por isso, ter uma alimentação saudável, adequada e com o consumo de proteínas é essencial para mantê-las fortes e saudáveis.

Tome suplementos específicos para fortalecer as unhas

Usar suplementos nutricionais também pode ajudar as unhas a ficarem mais fortes e saudáveis. Eles contêm minerais e vitaminas que ajudam e estimulam o crescimento da unha, além de tratar possíveis carências de vitaminas na alimentação.

Hidrate e proteja as unhas

Utilizar um bom creme hidratante para as unhas ajuda a manter a hidratação da cutícula, deixando a unha mais forte e nutrida, o que evita que ela se quebre facilmente.

Outra dica de ouro é usar luvas de borracha sempre que você for lavar a louça e a roupa, o que evitará que você mantenha as mãos em contato com produtos de limpeza.

Use base fortalecedora

Para que as unhas cresçam mais rápido, é essencial que você use bases endurecedoras ou fortalecedoras e também um óleo hidratante. Esses produtos ajudam a nutri-las, além de evitar que lasquem ou se quebrem.

Ter uma unha bonita, forte e saudável é o desejo de toda mulher, pois ajuda a transmitir sua personalidade e uma imagem positiva aos outros. Portanto, se você se questionava: “Minhas unhas não crescem! O que eu faço?”,  precisa ficar de olho no que está fazendo de errado. E lembre-se: problemas com as unhas podem ser um sinal de que algo não está indo bem com seu organismo.

Gostou deste conteúdo especialmente que preparamos? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar outras dicas e novidades sobre a saúde do seu corpo!

Sobre o Autor

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2017. Natvita Suplementos. Desenvolvido por Click7 Marketing Digital

Share This