fbpx

Peptídeos de colágeno. O que são e quais seus benefícios?

Você já ouviu falar sobre e sabe para que servem peptídeos de colágeno? Trata-se de uma proteína que está presente em aproximadamente 25% do nosso corpo e tem feito sucesso por ser uma grande aliada no tratamento antirrugas, além de ser benéfica para a saúde.

Entre as suas funções mais conhecidas está a de sustentação das células e da estrutura corporal de maneira geral. Ele deve ser obtido por meio da alimentação, embora nem sempre ela seja suficiente para fornecer as quantidades adequadas.

Além disso, peptídeos de colágeno também podem ser encontrados facilmente no mercado, em cremes e séruns para a pele, e em fórmulas com colágeno concentrado. O uso dessas substâncias não é indicado apenas para as pessoas cujo organismo apresenta algum tipo de rejeição aos seus componentes.

Quer cuidar do seu corpo e da sua aparência de forma saudável? Confira, abaixo, o que é e quais são os benefícios dos peptídeos de colágeno!

O que são peptídeos de colágeno?

Podemos entender os peptídeos como o resultado obtido da hidrólise enzimática do colágeno. Tal processo é capaz de quebrar uma molécula de colágeno em partes menores — os peptídeos. E a vantagem deles é que favorecem uma absorção muito mais rápida pelo organismo.

Isso acontece porque o colágeno é formado por uma cadeia de aminoácidos, ligados em uma estrutura de tripla hélice. Assim, são considerados fontes naturais de proteínas que compõem os músculos, as articulações, os ossos e até a pele das pessoas.

Quais são seus principais benefícios?

A suplementação de colágeno normalmente é indicada para a maioria das pessoas, uma vez que o corpo humano perde a capacidade de produzir a substância com o passar do tempo.

Geralmente, a partir de 30 anos de idade, a tendência é que a quantidade de colágeno comece a diminuir à medida em que a pessoa envelhece. As consequências disso incluem o aparecimento das rugas, celulites, flacidez — ou seja, a redução da elasticidade da pele.

Por isso, vale a pena consultar um médico ou nutricionista para obter melhores orientações sobre o consumo dos peptídeos de colágeno, a dose ideal, qual o tipo de fórmula mais indicado para o seu caso etc.

O objetivo, claro, é que o seu consumo traga benefícios para a saúde. Confira a seguir alguns deles.

Previne a osteoporose

Assim como o colágeno vai diminuindo com o passar dos anos, o cálcio também apresenta essa tendência, sendo os dois elementos que formam os ossos, o que normalmente contribui para o surgimento da osteoporose.

Portanto, para prevenir a doença, é importante reforçar a quantidade desses nutrientes no organismo para fortalecer os ossos.

Protege as articulações

As articulações também tendem a se desgastar com o avanço da idade, especialmente em regiões como joelhos, cotovelos, quadris, ombros, entre outras. E o colágeno atua fortalecendo as cartilagens, que amenizam o atrito entre os ossos.

A suplementação de colágeno é uma ótima opção para as pessoas que sofrem com problemas como artrose, inflamações nas articulações e também o sobrepeso ,que é responsável por sobrecarregar essas regiões. Sem falar que ajuda a prevenir lesões provocadas por quedas ou excesso de esforço.

Ajuda no controle do peso corporal

Uma das indicações de consumo do colágeno hidrolisado é para proporcionar maior saciedade antes das refeições. Assim, as pessoas conseguem controlar melhor o apetite e, consequentemente, o ganho exagerado de peso.

Fortifica cabelos e unhas

A estrutura tanto das unhas como dos fios de cabelo é basicamente formada por proteínas. Diante disso, o consumo de colágeno ajuda a fortalecê-los, deixando-os cada vez mais brilhantes e resistentes.

Deixa a pele mais bonita e revigorada

Quem não quer retardar o envelhecimento, combater as rugas e manter uma pele hidratada e bonita por mais tempo, não é mesmo? E essa é uma das principais vantagens de manter o colágeno em alta, dando firmeza e resistência para a pele do corpo e do rosto.

Clareia as manchas

Devido à exposição ao sol, ou por conta de desajustes na produção de melanina, há pessoas que adquirem manchas na pele, que se tornam ainda mais incômodas quando estão localizadas no rosto, pois são difíceis de disfarçar.

A partir do uso regular dos peptídeos de colágeno, você pode clarear até mesmo as manchas mais escuras, além de deixar sua pele com um aspecto mais iluminado e jovem.

Aumenta a elasticidade

Entre os principais causadores de estrias estão ganho repentino de peso, emagrecimento rápido e gravidez. Há dois tipos de estrias: as brancas e as avermelhadas. Ambas aparecem porque a pele não está devidamente hidratada e apresenta pouca elasticidade, o que faz com que as fibras do tecido se rompam e gerem pequenas linhas em sua superfície.

Uma das maneiras mais eficientes de evitar esse tipo de problema é investir em uma alimentação rica em colágeno. Dessa forma, se você está em uma dieta para ganhar ou perder peso, seu corpo poderá se transformar com saúde e sem complicações estéticas, haja vista que a pele terá mais elasticidade e não se romperá com facilidade.

Outra dica relevante é atentar-se para o ressecamento da pele, pois isso dificulta a flexibilidade e favorece o aparecimento de estrias. Para que não aconteça, abuse dos cremes à base de colágeno, elastina e retinol, que mantêm a pele bem hidratada e maleável.

Combate a celulite

A celulite surge em decorrência do acúmulo de gordura em algumas áreas do corpo, como abdômen, coxas e bumbum. Ela altera a textura e a aparência da pele, incomodando muitas mulheres. Com o fortalecimento e a restauração proporcionados pelos peptídeos de colágeno é possível tratar as camadas mais profundas da pele, contribuindo para a redução da celulite.

Pode-se perceber a melhora a partir de, no máximo, seis meses da reposição de colágeno. O efeito é notável em qualquer grau de celulite, desde as leves até as mais graves. Esse resultado é viável por causa da elasticidade que a pele ganha.

Agora que você sabe para que servem peptídeos de colágeno, já pode aproveitar todos os seus benefícios, seja por questões de saúde ou estética. Para consumir essa substância, você pode dissolvê-la em um copo de água e mexer com a ajuda de uma colher para melhor homogeneização. Beba imediatamente após o preparo.

Para preservar as propriedades do produto, é mantenha a embalagem em local fechado e seco, com temperatura fresca e que longe da incidência de luz solar. É recomendável que as gestantes e lactantes consultem um médico ou nutricionista antes de iniciar a ingestão da proteína. Se seu organismo tiver alguma rejeição, é necessário suspender o uso imediatamente.

Você já conhece todos os tipos de colágenos? Descubra quais são eles e como usá-los corretamente de acordo com o seu objetivo!

Sobre o Autor

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

Copyright © 2017. Natvita Suplementos. Desenvolvido por Click7 Marketing Digital

Share This