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Micronutrientes. Saiba o que são e para que servem?

Micronutrientes. A nutrição é referência não só para orientar uma alimentação equilibrada para conquistar boa forma, mas principalmente para garantir o funcionamento regular de todo o organismo. Sabendo que a nutrição adequada deve ser obtida a partir de diferentes nutrientes, é interessante sabermos quais são suas contribuições e particularidades.

Para entendermos melhor, a seguir conheceremos um pouco mais sobre o que são os micronutrientes e como eles podem colaborar para o seu bem-estar.

O que são os micronutrientes?

Enquanto os macronutrientes devem ser consumidos em porções maiores, os micros podem ser adequados em porções menores, mas que também atuam em processos fundamentais para nos mantermos saudáveis.

Dentre os mais importantes, podemos destacar a vitamina A, o Ferro e o Iodo, que em caso de deficiência, podem ameaçar a saúde e desenvolvimento, principalmente de crianças e gestantes.

Vale lembrar que a excesso desses micronutrientes não garante os benefícios, portanto, o ideal é investir continuamente na presença deles na alimentação diária, sem grandes exageros. Caso, mesmo com alimentação saudável, seja identificada qualquer deficiência, a suplementação pode ser uma excelente alternativa para garantir a nutrição adequada. Além de saber o que são os micronutrientes, é imprescindível saber como dosá-los.

Para que servem?

A água, vitaminas e sais minerais são essenciais para garantir a produção de proteínas, hormônios, enzimas e outros componentes importantes para corpo. Os micronutrientes ainda comprovam sua importância por apoiarem na associação dos macronutrientes. Para garantir as porções recomendadas, o ideal é seguir um cardápio balanceado com carnes magras, leguminosas, frutas, legumes e verduras.

Vitaminas

Elas podem atuar para o bem-estar de formas diversificadas, por isso é importante sabermos que nosso metabolismo é incapaz de produzi-las o que requer suplementação delas a partir da alimentação ou suplementação, já que a deficiência pode levar ao quadro de avitaminose.

São chamadas lipossolúveis aquelas vitaminas que são solúveis em gordura, tais como a vitamina A, D, E, K e muitas outras, enquanto as solúveis em água são denominadas hidrossolúveis, sendo elas as vitaminas C e aquelas de complexo B.

A vitamina C e E atuam diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico. Ambas promovem o bem-estar, garantindo os benefícios ao corpo, com efeitos antioxidantes, desde a saúde e preservação dos vasos sanguíneos, até a beleza de cabelos e unhas, já que a vitamina C está ligada à produção de colágeno.

A vitamina K pode ser importante para melhorar a circulação sanguínea, induzindo à uma melhor coagulação. Ela pode ser obtida por meio de vegetais verdes como a couve, brócolis, salsa, e muito mais.

As vitaminas de complexo B possuem diferentes funções no corpo, destacando-se não só para a prevenção de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, nervosas, depressão e até mesmo o câncer, mas também por reduzir as evidências e sinais de envelhecimento.

Minerais

São substâncias inorgânicas e que apoiam na saúde de ossos, tecidos, sistema cardiovascular e até mesmo no metabolismo. São eles: Cobre, Ferro, Fluoreto, Iodo, Manganês, Molibdênio, Selênio e Zinco.

Vale destacar que as deficiências de minerais são incomuns, exceto quando falamos de Iodo e Ferro, e em contrapartida, a sobrecarga de alguns desses minerais pode causar intoxicação.

Como o cálculo é feito?

A identificação da quantidade adequada de micronutrientes diários deve ser feita a partir das necessidades individuais e rotina de cada um. O resultado pode ser relativo, já que leva em consideração informações particulares, tais como idade, altura, gênero, peso e até mesmo grau e frequência de atividades físicas.

Veja abaixo alguns valores referenciais diários mas que podem ser relativos, se analisadas informações de cada um.

  • Vitamina A: 900 mcg
  • Vitamina B12: 3 a 5 mcg
  • Vitamina C: 90 mg
  • Vitamina D: 5 até 50 mcg
  • Vitamina E: 15 mg
  • Cálcio: 1000 mg
  • Ferro: 150 mcg
  • Iodo: 150 mcg
  • Zinco: 11 mg

Agora que sabemos o que são os micronutrientes, devemos reconhecer suas funções para nosso bem-estar, investindo sempre na presença deles para a garantia de saúde e nutrição equilibrada diariamente. Se você deseja ingerir as porções recomendadas e ter plena contribuição desses nutrientes, busque uma avaliação com profissional qualificado, garantindo acompanhamento para um cardápio equilibrado, e se necessário, auxílio de uma suplementação alimentar.

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Sobre o Autor

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

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