fbpx

Polivitamínico. Saiba como escolher o ideal para você.

Polivitamínico. Na correria do dia a dia, é comum recorrermos a fast foods e a comidas industrializadas que possuem baixo valor nutricional. Assim, sem percebermos, podemos não ingerir a quantidade adequada de vitaminas e minerais de que nosso organismo precisa para seu bom funcionamento.

Para reverter esse problema, foram desenvolvidos os multivitamínicos, um tipo de suplemento que contém a quantidade ideal de nutrientes para o seu corpo. Para quem ainda não está familiarizado com esse produto, é comum se confundir devido à grande variedade de mercadorias disponíveis no mercado.

Sendo assim, confira a seguir como escolher o melhor polivitamínico para você!

Polivitamínicos específicos

Além do metabolismo entre homens e mulheres variar consideravelmente, os hábitos alimentares de ambos também não são iguais. Consequentemente, as doses de vitaminas ingeridas são díspares — o que leva a um gênero ter maior ou menor propensão à carência de uma determinada vitamina.

As mulheres, por exemplo, tendem a consumir a quantidade ideal de zinco, enquanto em homens esse mineral é mais facilmente esquecido de ser incluído na dieta.

Além disso, alguns suplementos levam em conta especificidades que atraem mais a um determinado gênero, sendo comum encontrar em polivitamínicos femininos quantidades de nutrientes que levam a uma melhor saúde da pele, unhas e cabelos. Enquanto isso, os masculinos tendem a oferecer vitaminas mais adequadas à saúde muscular.

Além dos multivitamínicos específicos para cada gênero, existem também produtos destinados a grávidas, com um balanço nutricional adequado para suprir as necessidades tanto da gestante quanto do bebê, sem perigos de comprometer a saúde de ambos.

Como escolher o melhor polivitamínico

Como já foi citado, existe uma variedade muito grande de produtos disponíveis no mercado — e a maioria deles é de uso geral da população. Sendo assim, vale a pena tomar alguns cuidados antes de escolher seu polivitamínico:

1. Defina seus objetivos

Antes de incluir esse suplemento em sua dieta, é importante fazer uma avaliação com um nutricionista para determinar se você possui alguma restrição ao seu uso ou mesmo alguma carência nutricional. Em seguida, defina quais são os seus objetivos. 

Por exemplo, se você faz musculação e deseja melhor reparação do tecido muscular, converse com seu nutricionista para que ele te indique o produto ideal. Da mesma forma, se você quer potencializar sua memória, existem multivitamínicos ricos em derivados do ômega-3 que podem oferecer melhores resultados.

2. Escolha a marca ideal

Após definir seus objetivos, pesquise as melhores marcas disponíveis da atualidade. Dê preferência àquelas que já possuem um mercado físico e ofereçam produtos de qualidade e naturais, pois esses últimos tendem a ser mais bem assimilados pelo organismo. 

Além disso, vale conferir o melhor custo-benefício, uma vez que uma marca emergente pode oferecer um produto de qualidade igual ou superior a outras marcas que já estão no mercado a mais tempo — e, por isso, tendem a cobrar um preço maior do que o necessário.

3. Fique atento às dosagens

Outro ponto que vale destaque na hora de escolher o melhor polivitamínico para você é a sua dosagem. Fuja de suplementos que ofereçam a “mega dosagem”, isso é, que fornecem toda a quantidade de vitaminas recomendadas em um dia de uma só vez. 

Nosso organismo não consegue assimilar uma grande quantidade de nutrientes imediatamente. Sendo assim, a melhor estratégia é escolher um polivitamínico menos concentrado e que possa ser ingerido pelo menos duas vezes ao dia. 

Além disso, é importante lembrar que algumas vitaminas, como a A, D, E e K, são lipossolúveis. Isso significa que seu excesso é armazenado junto às gorduras do corpo, o que pode levar à intoxicação. Dessa forma, elas merecem atenção em dobro!

Como você pode ver, existem diversos critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor polivitamínico para você. Então, antes de tomar qualquer decisão, o ideal é sempre se consultar com um nutricionista ou profissional adequado.

E você, tem alguma dica para nos dar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente suas experiências com os polivitamínicos!

Sobre o Autor

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

Copyright © 2017. Natvita Suplementos. Desenvolvido por Click7 Marketing Digital

Share This