fbpx

Aprenda como se preparar para uma menopausa mais tranquila

A menopausa representa a data em que ocorre a última menstruação. Em geral, ela acontece entre os 45 e 51 anos e é causada porque os ovários param de produzir os hormônios femininos. Por resultar em alguns sintomas desagradáveis, é importante saber como se preparar para esse momento.

Sensações de ondas de calor, redução da libido, alterações menstruais, incontinência urinária, dores de cabeça e mudanças de humor são alguns indícios desse período. Entretanto, eles podem variar de intensidade e de mulher para mulher.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como se preparar para a menopausa de forma tranquila e saudável. Boa leitura!

Faça atividade física

Atividades físicas são importantes para regular o nível de hormônio no corpo e garantir uma menopausa mais tranquila. Além disso, o corpo tende a reter mais líquido nessa fase, o que acarreta ganho de peso — que pode ser reduzido com os exercícios.

Tente escolher uma atividade da qual você goste e pratique por, pelo menos, três vezes na semana. E não precisa ir à academia para isso: vale uma caminhada na praça ou uma aula de dança.

Exercite o cérebro

Mulheres na menopausa tendem a sofrer com lapsos de memória, pois o desequilíbrio hormonal causa redução nos níveis de estrogênio — responsável por muitas atividades cerebrais. Isso impacta diretamente na rotina.

Por isso, não deixe de desafiar o seu cérebro com exercícios de memória, como palavras-cruzadas, sudoku e outros jogos de raciocínio. O objetivo dessas atividades é prevenir a perda de memória e aumentar o desempenho e a agilidade mental.

Durma bem durante a noite

Tente sempre dormir o suficiente, pois a falta de sono contribui para a confusão mental e para a baixa da libido. Para combater a insônia típica dessa época, procure realizar algum tipo de atividade relaxante pouco antes de deitar, como ler um livro sob meia-luz. Outra opção é tomar chás ou sucos com propriedades calmantes, como camomila e maracujá.

Melhore a alimentação

Evite consumir alimentos gordurosos com frequência. Prefira sempre alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas. Essa atitude também ajuda a chegar à terceira idade com mais saúde e disposição.

Coloque na dieta alimentos ricos em vitaminas C, E, D e minerais como cálcio, zinco, magnésio, ácido fólico e selênio. Se for consumir carboidratos, dê preferência para os integrais. Uma alimentação balanceada e equilibrada ajuda a melhorar os sintomas mais comuns da menopausa.

Faça todos os exames recomendados

Existem alguns exames para saber se a mulher entrou na menopausa. Entre eles, está o FSH (hormônio folículo estimulante). Resultados que indicam elevação desse hormônio significam que há diminuição das funções dos ovários.

Para analisar a necessidade de fazer reposição hormonal é importante realizar todos os exames de rotina indicados pelo médico. Dessa forma, é possível avaliar se há alguma contraindicação e qual a melhor dose.

Se você não sabia como se preparar para a menopausa, saiba que algumas atitudes simples podem tornar esse momento mais tranquilo. Por isso, não deixe de dormir bem, fazer atividades físicas e manter uma rotina de hábitos saudáveis. Assim, você terá muito mais qualidade de vida!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de complementar a leitura e saiba como prevenir rugas agora mesmo!

 

Sobre o Autor

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

Copyright © 2017. Natvita Suplementos. Desenvolvido por Click7 Marketing Digital

Share This