fbpx

Afinal, qual é a importância das vitaminas?

Com certeza você já ouviu falar sobre a importância de uma dieta rica e equilibrada para manter a saúde, não é mesmo? “É preciso que o prato tenha muitas cores”, “leite e seus derivados são fundamentais para a saúde dos ossos”, “cenoura não pode faltar no prato de quem quer um cabelo bonito”.

Tudo isso é verdade, mas você sabe por quê? Se a resposta for não, nada de pânico! Poucos são os que de fato conhecem a importância das vitaminas para o bom funcionamento do organismo e sabem por que temos que investir em boas fontes dessas substâncias em nosso dia a dia.

Neste post, vamos conhecer mais a fundo o universo das vitaminas e suas funções no corpo humano. Vamos lá?

O que são as vitaminas

Vitaminas são substâncias fundamentais para o desenvolvimento corporal e o metabolismo. Não têm valor energético, mas agem como aditivos em um grande número de processos biológicos indispensáveis para garantir a vida.

Sua falta (mesmo nas menores doses) pode acarretar em doenças sérias como raquitismo (enfraquecimento dos ossos), distúrbio hormonais e neurológicos, e influenciar até mesmo a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

Principais vitaminas e suas fontes

Para que o organismo se mantenha em equilíbrio, são 13 as vitaminas mais importantes. Contudo, nosso corpo não é capaz de produzir essas substâncias. Por isso, é fundamental garantir que o aporte seja suprido por meio da alimentação ou suplementação.

Conheça as principais vitaminas e suas fontes:  

  • antioxidantes (vitaminas A, C, E): leite e derivados, gema de ovo, abacaxi, laranja, acerola, couve-flor, espinafre, amêndoas, semente de girassol, avelã e nozes;
  • vitamina D: peixe, queijo e fígado;
  • vitamina K: vegetais de folhas verdes, brócolis, repolho;
  • vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12): feijão, espinafre, beterraba, couve, grão-de-bico, carne vermelha e peixes.

Importância das vitaminas para o corpo

As vitaminas são indispensáveis para que o corpo se desenvolva e funcione bem. Confira algumas funções dessas substâncias no organismo:  

Ajudam na formação e saúde óssea

As vitaminas A, C, D e K estão diretamente envolvidas no desenvolvimento e saúde dos ossos e dentes, pois ajudam na absorção do cálcio, prevenindo a osteoporose.

É bom lembrar que a vitamina D, para ser sintetizada, necessita da ajuda dos raios solares. Por isso, lembre-se de tomar um solzinho nos horários em que os raios não estão muito fortes: até as 10h ou após as 16h.

Atuam no sistema nervoso

As vitaminas do complexo B são as grandes responsáveis por ajudar na proteção e no bom funcionamento do sistema nervoso, promovendo a saúde dos tecidos e das células nervosas.

Elas ainda auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, no combate ao colesterol, na melhora da visão e na prevenção de doenças como a aterosclerose e câncer.

Melhoram o sistema imunológico

Além do complexo B, as vitaminas C, D, E atuam diretamente no sistema imunológico, estando ligadas à formação de anticorpos e células vermelhas do sangue. Com isso, fortalecem o sistema imunológico, prevenindo contra infecções, além de ajudar a circulação do sangue e a coagulação.

Protegem contra o envelhecimento

Para pele, unhas e cabelos saudáveis, não podem faltar fontes de vitaminas A, C e E na alimentação.

Por se tratarem de vitaminas antioxidantes, protegem as células contra os radicais livres, melhorando pele e cabelos, protegendo mucosas e prevenindo contra os sinais de envelhecimento e o câncer de pele.

A vitamina A e C são muito importantes para a visão, enquanto a vitamina E ajuda na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

Evitam distúrbios de hormonais e previne a depressão

As vitaminas D, K, E e do complexo B ainda auxiliam no equilíbrio hormonal, seja na produção, seja na melhora da ação da adrenalina e da insulina. Já a vitamina D atua na prevenção dos desequilíbrios de humor, agindo como preventivo à depressão.

A importância das vitaminas para a saúde é maior do que se pode imaginar. Por isso, é preciso estar atento, buscando uma alimentação saudável e a suplementação para garantir o aporte necessário ao corpo.

Agora que você conhece a importância das vitaminas, assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros conteúdos para obter uma vida mais saudável e cheia de bem-estar!

 

About the author

Luiz Cláudio

Farmacêutico. Com 23 anos de experiência de mercado. Apaixonado por levar mais saúde e qualidade de vida as pessoas. CEO da Nat Vita Suplementos Saudáveis.

Copyright © 2014. Created by Meks. Powered by WordPress.

Share This